Origens KiPuncture
Da histórias aos Métodos
Os primórdios da história
Entre os documentos mais antigos que se conhecem, relacionados com a acupuntura, o mais notável e inspirador, é provavelmente do homem do gelo com vestígios de tratamento em alguns pontos de acupuntura mais conhecidos, sugerindo o uso de materiais como madeira ou osso animal.
O uso de técnicas acessórias de fitoterapia e argilas, está igualmente sugerido com estas datas. Independentemente das técnicas que se realizavam nestes tempos, efetivamente, o que podemos concluir é que devemos registar bem o fruto da nossa experiência, para que no futuro, mais pessoas possam beneficiar dela. O que sempre se verifica como comum nos diferentes tempos e situações, é o apoio ao reencontro com a natureza do ser humano.
Os primeiros Desenvolvimentos científicos
Os principais registos da história da Acupuntura, com cerca de 5000 anos, são da Medicina Tradicional Chinesa, que por sua vez, teve origem na Índia e muitos outros povos antigos. Nesta época, as agulhas eram feitas com vários materiais.
Durante a idade Média, a expansão da Acupuntura teve lugar principalmente para o Japão, para a Coreia e para o Vietnam, onde tiveram desenvolvimentos diferentes, de acordo com a sua história particular e adaptação às terapêuticas locais.