Alongamentos Práticos e Simples

Exercícios saudáveis e fáceis de implementar nas rotinas diárias

Síntese dos métodos de Alongamentos Práticos e Simples

Quanto às dicas de alongamentos personalizados, mais especificamente, é fundamental compreender, em primeiro lugar, as regras de segurança e as vantagens nos alongamentos estáticos e dinâmicos.

Dependendo dos músculos, tendões, ligamentos e articulações em causa, deve-se começar por aplicar as dicas abaixo, em harmonia com os exercícios que já conhece. Se teve orientação de um profissional KiPuncture, então deve começar o quanto antes, para que o novo hábito se instale com a consistência necessária. Solicite o treino personalizado, com a regularidade que considerar necessária, a fim de garantir a orientação para os exercícios mais eficientes.


Exemplos práticos

Geralmente, os alongamentos dinâmicos são mais usados como complemento no aquecimento antes de qualquer atividade. Com efeito, são igualmente úteis ao início do dia. A principal regra de segurança é o limite do alongamento. As insistências devem ter uma amplitude, cujo limite deve ser estabelecido muito antes de atingir a tensão máxima ou qualquer tipo de dor.

Já os alongamentos estáticos, costumam ser usados como forma de arrefecimento, após qualquer atividade. Após este tipo de alongamentos, deve ser assegurado que não há esforço de maior dos músculos, tendões e alongamentos, a fim de evitar lesões comuns, como contraturas, inflamações agudas e micro roturas.

Todas as regras têm a sua exceção, e o mesmo se aplica aos momentos em que se podem optar pelos alongamentos estáticos ou dinâmicos. Em muitos casos de recuperação de lesões de primeiro grau, os alongamentos estáticos podem ser utilizados antes e durante a atividade física, desde que controlada a amplitude dos movimentos e devidamente interpretados os sinais de resposta à atividade, como a dor, a fadiga muscular, as cãimbras e outros. De acordo com o conceito da Medicina do desporto, os alongamentos são imprescindíveis, sempre que a recuperação de uma determinada lesão, permita a atividade, mesmo que condicionada.

気のび - KiNobi - Alongando a energia vital

KiNobi é um conceito com um conjunto de técnicas e métodos de inspiração nipónica, fundamentados na teoria dos meridianos de energia vital. Tal teoria tem sido é progressivamente reconhecida pelas evidências da ciência moderna.

Os mais experientes Mestres de KiKou (abordagem japonesa do popular ChiKung), das ciências do desporto e das tradicionais ciências orientais dos meridianos de acupuntura, reconhecem a relevância da implementação destes exercícios nas rotinas diárias.

Individualmente ou em grupo, personalizada ou genericamente, os alongamentos dedicados ao fluxo da energia vital, trazem à consciência os hábitos mais saudáveis.

Outros exemplos práticos

Queremos publicar, muito em breve, mais detalhes sobre as informações supra citadas, bem como outras que se venham a revelar úteis. Também por isto, que agradecemos desde já, qualquer questão que gostaria de ver respondida, através das redes sociais nos links abaixo.

Brevemente, pretendemos partilhar estes conteúdos também em Vídeos Práticos e Simples, bem como em Podcast Prático e Simples. Para tal, a sua participação é crucial.

A vossa partilha também pode ser igualmente valorizada. Se quiser fazer parte desta missão, agradecemos desde já o seu contacto, porque também queremos dar voz ao seu potencial.

Resumo simplificado

De uma forma geral, independentemente dos músculos, tendões e ligamentos implícitos num determinado exercício de alongamento, nos dinâmicos procuramos insistências muito suaves e ritmadas (idealmente orientados por um técnico de saúde ou de desporto), como se estivéssemos a despertar um bebé. No caso dos estáticos, alongamos muito lentamente, acompanhando com uma respiração profunda (idealmente na forma das dicas kipuncture) até uma tranquila dor/prazer, como se estivéssemos a acalmar uma criança irrequieta. Neste último caso, em média, 25 a 30 segundos é o tempo que melhor garante a referida segurança e resultados desejados.

De um grosso modo falando, salvo perante lesões muito específicas, o impulso natural nos movimentos de "espreguiçar", revelam a forma e os momentos ideais para alguns alongamentos estáticos mais saudáveis e eficientes. Sempre que surgem estes impulsos, caso tenha oportunidade de permitir a sua fluidez, recomenda-se vivamente que se dedique um mínimo de 5 minutos na Prática de Meditação Prática e Simples

Antecipadamente gratos pelo apoio e compreensão, deixamos os votos dos mais saudáveis cumprimentos!