Termas Práticas e Simples

Hábitos saudáveis e fáceis de implementar nas rotinas diárias

Síntese dos métodos de Termas Práticas e Simples

Quanto às dicas das técnicas termais, mais especificamente, é fundamental compreender, em primeiro lugar, as competências biológicas, mentais, emocionais e espirituais, inerentes à natureza do ser humano.

De acordo com os especialistas do termalismo, são inúmeros os cuidados que podemos promover no mais simples ambiente caseiro. Conhecendo-nos minimamente a nós próprios e aos recursos mais acessíveis em localmente, geralmente encontramos facilmente os melhores ingredientes para cada caso mais particular.

Têm surgido algumas questões quanto à viabilidade dos métodos termais, provavelmente devido às tendências sociais mais modernas. Contudo, se experimentarmos em casa, poderemos entender melhor o propósito das estâncias termais. Nestes locais idílicos, é mais provável garantirmos uma orientação para a "conexão ideal".


Exemplos práticos

As técnicas termais Práticas e Simples (MPS), foram concebidas com base nos princípios da termoterapia, fitoterapia e aromaterapia.

Para já, deixamos apenas a sugestão da experiência da regulação da temperatura no banho habitual, a fim de potenciar a competência natural de termorregulação. Tal competência, quando funcional, pode proteger contra inúmeras reações adversas mais frequentes, nomeadamente dos vírus da moda.

Caso seja a primeira vez que experimente uma regulação diferente, recomenda-se que se aconselhe com o seu médico ou terapeuta, especialmente no caso de qualquer doença cardíaca crónica.

O objetivo é criar uma diferença de temperatura da água, de forma a criar uma resposta na circulação periférica e a termorregulação ao nível da pele.

Regra geral, na primeira experiência, deve tomar o banho normalmente, sendo que nos últimos 2 a 5 minutos, deve colocar a temperatura da água, ligeiramente acima do habitual. Assim que começar a sentir algum calor que implique alguma ansiedade por água mais fresca, então reduzir imediatamente para uma temperatura ligeiramente abaixo da habitual, por uns 5 a 15 segundos.

Progressivamente, se o resultado for agradável e adequado, poderá aumentar a amplitude, de forma a aumentar também o estímulo desejado.

Variantes

Em dias de calor ou se costuma preferir banho com água menos quente, então pode-se experimentar o inverso, terminando com água bem quente, especialmente se tende a transpirar muito nestes dias. Geralmente se obtêm resultados de uma transpiração mais controlada.

Naturalmente que existem muitas exceções e mais variantes possíveis. Contudo, esta será uma forma muito segura, prática e simples para se obterem resultados, no mínimo, que orientem para outras experiências mais interessantes para uma mudança de hábitos bem empoderadores.

Resumo simplificado

Progressivamente e com a devida cautela, experimente terminar o banho reduzindo rapidamente a temperatura da água por alguns segundos nos dias frios e aumente nos dias mais quentes.

Registe a diferença do que sente imediatamente ao secar-se e durante, no resto do dia e durante umas 2 a 3 semanas, partilhe e coloque questões. As mudanças na vida, costumam ser as mais variadas e sempre gratificantes.

Antecipadamente gratos pelo apoio e atenção, deixamos os votos dos mais saudáveis cumprimentos!