Termas Práticas e Simples

Hábitos saudáveis e fáceis de implementar nas rotinas diárias

Síntese dos métodos de Termas Práticas e Simples

As dicas KiPuncture têm o objetivo da autonomia para a implementação de hábitos saudáveis. Por isso se partilha desta e de outras formas (treino personalizado, palestras, workshops, blog, site, etc.) para que se tornem “Práticas e Simples” de se introduzir nas rotinas diárias.

Quanto às dicas de “termas” personalizadas, mais especificamente, é fundamental encontrar o método ideal para cada pessoa, em cada momento. Para tal, é igualmente importante desenvolver a competência de termorregulação autónoma, para que tudo se torne mais prático e simples, adaptando tranquilamente a cada circunstância.


Exemplos práticos

As técnicas de “Termas Práticas e Simples” (TPS), foram concebidas com base no estudo das terapias termais, assim como de outras terapêuticas associadas (hidroterapia, crenoterapia, climatoterapia, talassoterapia, etc.).

Selecionar a temperatura habitual


Sentir o conforto no início

Com mais ou menos experiência em provocar um choque térmico, deve ser controlado, tomando como ponto de partida uma temperatura cuja reação se conheça. Uma boa misturadora, de água bem fria e quente, pode sempre ajudar.

Sempre regular a temperatura adaptada a cada momento

Promover calor em segurança

Após tomar o banho habitual na temperatura confortável, recomenda-se subir a temperatura para provocar um calor ligeiro por tempo limitado a 1 minuto, quando não se conhece a reação. É relativamente comum uma quebra de tensão, especialmente a meio de uma digestão. O ideal é promover uma vontade espontânea de refrescar.

Promover calor seguro mas intenso

Ativar o aquecimento, refrescando

Assim que surja a tal vontade de refrescar, recomendam-se 5 a 15 segundos de água tão fria quanto se consiga suportar, salvo algumas exceções abaixo indicadas*. O despertar natural da termorregulação do corpo traz os vários benefícios acima descritos.

Ativando o aquecimento autónomo - Uma dádiva da natureza

Entretanto, ficam aqui alguns dos exemplos mais comuns dos benefícios destes métodos:

• Manutenção e recuperação do Sistema digestivo (tratamento e prevenção de colite ulcerosa, disfunção da vesicula biliar, diverticulose, obstipação, síndrome do intestino irritável, etc.)

• Manutenção e recuperação do Sistema endócrino e metabólico (tratamento e prevenção de diabetes, hipertiroidismo, gota úrica, etc.)

• Manutenção e recuperação do Sistema génito-urinário (tratamento e prevenção de atrofia pós-menopáusica, cálculos renais e da bexiga, cistites, congestão pélvica, uretrite, etc.)

• Manutenção e recuperação do Sistema nervoso (tratamento e prevenção de AVC e respetivas sequelas, hipertonias, etc.)

• Manutenção e recuperação do Sistema respiratório (tratamento e prevenção de amigdalites, asma, bronquites, doença pulmonar obstrutiva crónica, faringites, laringites, otites, rinites, sinusites, etc.)

• Processos inflamatórios das doenças reumáticas e ortopédicas (tratamento de artrite reumatoide, condrocalcinose, contraturas, dor, espondilite anquilosante, fibromialgia, lesões traumáticas, osteoartrose, rigidez articular, sinovites, etc.)

• Qualidade do sistema vascular (tratamento e prevenção de edemas, hemorroidas, hipertensão arterial, insuficiência venosa e linfática, etc.)

• Saúde da pele (tratamento e prevenção de acne, cicatrizes hipertróficas (queloides), dermatite seborreica, eczemas crónicos, piodermites, psoríase, úlceras varicosas, etc.)

Naturalmente que há muitas dicas importantes no processo de aprendizagem, mas focamos aqui o que se pode trazer de novo, como no exemplo dos estímulos térmicos no banho regular. Pode obter mais informações clicando aqui.

Resumo simplificado

Se já conhece os benefícios do “choque térmico”, já pode passar para um nível mais avançado. Contudo, aqui fica uma dica em “passo-a-passo”, até para quem nunca experimentou, receia experimentar ou mesmo esteja traumatizado com uma experiência menos interessante. O método SPA pode ser experimentado com vários níveis de contraste de temperatura da água.

Método SPA:

• (S)entir o corpo e (S)elecionar a temperatura habitual do banho mais confortável e (S)eguro (5 a 15 mins.)

• (P)rovocar calor com a temperatura da água até (P)romover vontade de refrescar (1 a 2 mins.)

• (A)tivar a circulação de toda a energia vital (Ki, Chi, Prana, etc.), (A)umentando a temperatura até garantir o tal calor e (A)lternar para uma temperatura tão abaixo quanto possível suportar em segurança, Assim que a tal vontade de refrescar surgir (5 a 15 segs.)

Variantes

Em dias de calor ou se costuma preferir banho com água menos quente, então pode-se experimentar o inverso, terminando com água bem quente, especialmente se tende a transpirar muito nestes dias. Geralmente se obtêm resultados de uma transpiração mais controlada.

Naturalmente que existem muitas exceções e mais variantes possíveis. Contudo, esta será uma forma muito segura, prática e simples para se obterem resultados, no mínimo, que orientem para outras experiências mais interessantes para uma mudança de hábitos bem empoderadores.

Resumo simplificado

Progressivamente e com a devida cautela, experimente terminar o banho reduzindo rapidamente a temperatura da água por alguns segundos nos dias frios e aumente nos dias mais quentes.

Registe a diferença do que sente imediatamente ao secar-se, no resto do dia e durante umas 2 a 3 semanas, partilhe e coloque questões. As mudanças na vida, costumam ser as mais variadas e sempre gratificantes.

Antecipadamente gratos pelo apoio e atenção, deixamos os votos dos mais saudáveis cumprimentos!

* Essa diferença de temperatura deve ser progressivamente maior em cada banho, para quem tenha pouca experiência com choques térmicos, ainda que controlados, especialmente em casos de condições cardíacas crónicas. Os tempos podem ser adaptados a outras condições específicas (Ex.: Numa inflamação muscular da perna, é recomendável refrescar entre 1 a 3 minutos no local da inflamação).