Conexão Prática e Simples

Hábitos saudáveis e fáceis de implementar nas rotinas diárias

Síntese dos métodos de Conexão Prática e Simples

Quanto às dicas das técnicas de conexão, mais especificamente, é fundamental compreender, em primeiro lugar, a sua relevância no estado da nossa saúde, bem como as vias endógenas e exógenas.

Há de facto muita informação acessível, para percebermos como os diversos tipos de estímulos estão associados a diversos tipos de reflexos e reações. Desta noção, nasceu a reflexologia nas mais variadas formas. O que pretendemos partilhar aqui, são mecanismos mais básicos e lógicos, de forma a permitir uma escolha mais consciente dos hábitos que adotamos.

Os métodos de Conexão Prática e Simples estão voltados para o reencontro com a nossa consciência universal, tanto para o infinitamente grande como pequeno, respetivamente conhecidos como macrocosmos e microcosmos. O que propomos, não é uma busca incessante nas teorias de cosmologia, salvo se o leitor está verdadeiramente motivado e inspirado para tal, com a devida viabilidade. Propomos principalmente, o treino da visão intuitiva através de uma reflexão simples, a qual poderá ser muito mais enriquecedora, se complementada com uma "Meditação Prática e Simples".


Exemplos práticos

As técnicas de Conexão Prática e Simples (CPS), foram concebidas com base na experiência de simples tarefas ou exercícios, de forma a estimular a reflexão e motivação para a Aplicação de Hábitos Saudáveis (AHS) nas rotinas diárias.

Nos dias de hoje, é praticamente do conhecimento comum, o facto de se refletir para fora o que sentimos e pensamos, através da nossa postura, das nossas atitudes e das nossas expressões. Da mesma forma, tudo o que se passa à nossa volta, reflete-se no que sentimos e pensamos, dependendo dos nossos "filtros" conscientes ou inconscientes. Tais filtros são condicionados pelos nossos hábitos.

Há imensas vias internas, amplamente estudadas, outras por se compreenderem melhor, desde os impulsos elétricos dos neurónios aos bio fotões. Aqui e agora, vamos apenas analisar um pouco das funções de dois neurotransmissores: Cortisol e Melatonina. Muitas lesões e patologias já foram prevenidas e tratadas, com a simples reflexão do estímulo destas hormonas.

O Cortisol é vulgarmente conhecida pela hormona do stress, por ser segregada precisamente em qualquer estímulo que ative o Sistema Nervoso Simpático (SNS). Esta estrutura do Sistema Nervoso Autónomo (SNA), também conhecido por sistema de luta ou fuga, é conhecido assim, precisamente porque o nosso cérebro está constantemente alerta para qualquer sinal que indique que devemos estar prontos para reagir com toda a força motriz. Neste caso, toda a energia vital é canalizada neste sentido. Há vários milhares de anos, este "mecanismo" salvou a nossa espécie, das mais variadas formas, bastando usar em apenas alguns momentos por dia ou por semana. No tempos mais modernos, tendemos a usar constantemente este mecanismo, para salvar o nosso emprego, o nosso estatuto social, etc. Diria que este Sistema deveria ser conhecido, para além de luta ou fuga, também por bloqueio, fingir de morto, desliga, congela ou desconexão, por ser muito frequente, ativar o modo instintivo de total inércia, explicado com o reflexo primitivo de inibir os predadores de tocar para evitar qualquer doença contagiosa. Isto explica o estado apático cada vez mais frequente como resposta ao stress, o qual se revela muitas vezes inconveniente e constrangedor, com efeitos cumulativos de ansiedade e stress. Por isso, que o autor deste conceito terapeutico, usa muitas vezes o termo "Sistema de luta, fuga ou bloqueio" para explicar o SNS.

Entender estes alguns aspetos do SNA é importante para fazer escolhas saudáveis que influenciam os nossos hábitos. Se compreendermos que o estímulo do Sistema Nervoso Parassimpático (SNP) é essencial para uma boa digestão e para uma boa qualidade de sono, naturalmente que vamos preferir estimular este, salvo se queremos evitar problemas sérios de obesidade. A parte interessante acerca deste Sistema, é o facto de ser ativado automática e simplesmente se o SNS não é estimulado.

Esta pequena história, leva-nos à Melatonina, porque a sua síntese depende de níveis baixos de Cortisol, entre outras condições. Uma regeneração adequada dos diversos tecidos que constituem o nosso corpo, depende muito desta hormona, pois é essencial para um sono regular e profundo. Só por isto, se pode concluir, para cada caso, quais os hábitos mais urgentes de se implementarem, de se anularem ou de se mudarem. Mesmo sabendo que alguns hábitos podem ser bem desafiantes, ter esta consciência já constitui um enorme passo. Muito se pode falar sobre os mecanismos dos hábitos, mas esse é outro tema que merece uma atenção especial. Contudo, uma boa conexão com os nossos sistemas internos e externos, são cruciais para o sucesso da Aplicação de Hábitos Saudáveis

Corpo, Mente, Emoções, Espírito e Conexões

Existem muitas teorias e formas práticas de se experimentar uma energia plena e saudável. Contudo, em qualquer uma delas, sempre que se aprofunda de forma dedicada, de acordo com os seus Mestres e praticantes mais dedicados, cedo se conclui que não há fórmulas que sirvam para todas as pessoas.

Contudo, propomos aqui uma fórmula que serve para todas as pessoas encontrarem a sua fórmula: Experimente com cuidado, atenção, criatividade, partilha e dedicação.

Existem diversas literaturas e documentos que explicam os quatro grandes pilares do desenvolvimento humano, como sendo o corpo, a mente, o sistema emocional e o espírito. Um dos fatores que mais desafia o equilíbrio destes pilares, é a forma como cada indivíduo se conecta e se relaciona com os outros indivíduos ou qualquer aspeto alheio à sua vontade.

Este aspeto das "Conexões", é crucial para entender como se manifesta individualmente e interfere na nossa Energia Vital (Ki) e, consequentemente, no estado da nossa saúde.

Mais uma vez, a "Meditação Prática e Simples" pode ser muito útil para uma intuitiva clarificação em cada caso. Mas ter a consciência desta forte influência, já constitui por si, um enorme passo.

É uma questão de não confundirmos o estado de Alerta com Alarmismo. É importante lembrar que temos, no nosso ADN, todo o potencial para nos mantermos alerta e simultaneamente tranquilos. Desta forma, podemos descontrair, permitindo o equilíbrio natural dos nossos pilares, confiantes de que investiremos o nosso melhor Ki (Energi Vital) naquilo que é mesmo necessário.

Muito podemos aprender com o Sol e com os seres vivos em geral, na forma como reagem à luz. Apesar de haverem outros estímulos influentes através de todos os sentidos, a luz tem uma forte influência, uma vez que, a maioria das pessoas é mais sensível à visão. Respeitemos os horários do Sol e evitemos luzes artificiais durantes 2 a 3 semanas e sentiremos mudanças bem saudáveis, especialmente no fortalecimento dos nossos pontos mais fracos.

Poderão ser publicados mais detalhes sobre este método, contudo, é nas sessões de tratamento individuais ou workshops em grupo, com técnicos experientes, que se esclarecem melhor algumas questões individuais. O que a prática regular e autónoma de algumas tarefas ou exercícios personalizados costuma trazer, é uma clareza mental de cada ser, de uma forma muito genuína. Também por isto, agradecemos desde já, qualquer questão que gostaria de ver respondida, através das redes sociais nos links abaixo, independentemente de ter oportunidade de participar numa sessão de grupo presencial ou online em direto.

Brevemente, pretendemos partilhar estes conteúdos também em Vídeos Práticos e Simples, bem como em Podcast Prático e Simples. Para tal, a sua participação é crucial.

A vossa partilha também pode ser igualmente valorizada. Se quiser fazer parte desta missão, agradecemos desde já o seu contacto, porque também queremos dar voz ao seu potencial.

Resumo simplificado

Como diz o velho ditado, "Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és."

Também podemos dizer, "Diz-me o que lês e dir-te-ei o que pensas." "Diz-me o que pensas e dir-te-ei o que fazes." "Diz-me o que fazes e dir-te-ei o que sentes." "Diz-me que lugares frequentas e dir-te-ei como está a tua saúde."

As escolhas das nossas conexões, têm de facto um impacto tremendo nas nossas vidas. Com o quê e como queremos conectar-nos?

Antecipadamente gratos pelo apoio e atenção, deixamos os votos dos mais saudáveis cumprimentos!