Fitoterapia Prática e Simples

Hábitos saudáveis e fáceis de implementar nas rotinas diárias

Síntese dos métodos de Fitoterapia Prática e Simples

As dicas KiPuncture têm como principal objetivo da autonomia para a implementação de hábitos com impacto na saúde. Também por este motivo se partilham, estas dicas, desta e de outras formas (treino personalizado, blog, palestras, workshops, site, etc.), para que se tornem “Práticas e Simples” de se introduzirem nas rotinas diárias.

Quanto às dicas de “fitoterapia”, mais especificamente, é fundamental o reencontro com a intuição, de forma personalizada. Mais abaixo, pode encontrar o “passo-a-passo” do “Método FITO” com um pouco mais de detalhe.


Exemplos práticos

Fitoterapia viva

Das técnicas de “Fitoterapia Práticas e Simples” (FPS), destaca-se a “Fitoterapia viva”, pelo que pode trazer de novo e relevante à saúde das pessoas. Na sua base, estão o estudo da Naturopatia, da Fitoterapia Clássica Ocidental e das Fitoterapias Tradicionais Orientais, maioritariamente da Ayurvédica, da Japonesa e da Chinesa.

Benefícios mais comuns da “Fitoterapia viva”:

Energia vital masterizada


O uso das plantas vivas ou o mais frescas possível facilitam os processos naturais do organismo, conservando a energia vital ancestral.

Cavalinha na Primavera

Seleção ideal das opções e doses em cada momento

As técnicas de biofeedback podem ajudar a confirmar o nosso potencial para testar autonomamente.

Até os gatos confiam no seu olfato

Processamento natural e saudável

Os vegetais costumam ter a forma ideal de proteção contra a oxidação. Também por isso é comum a recomendação de evitar os alimentos processados artificialmente.

Os pássaros sabem selecionar as sementes que não estão oxidadas, pela sua integridade

Nota importante:

É mais comum a secagem em fitoterapia, tanto para conservar como para concentrar os princípios ativos e aromas. Também são contempladas estas técnicas nos métodos “Práticos e Simples”, porém com os mesmos princípios da vitalidade masterizada. Pode obter mais junto do seu terapeuta


Resumo simplificado

Se já tem alguma experiência em reproduzir e manter as plantas, já tem muitas mais garantias de melhorar a sua saúde e bem-estar. Contudo, aqui fica uma “dica” em “passo-a-passo”, até para quem considera que não tem condições ou experiência. O método FITO deve ser personalizado com o apoio de um terapeuta qualificado e uma orientação coerente.

Método FITO:

• (F)aro/Olfato: O primeiro dos sentidos que deve ser treinado para selecionar o produto ideal

• (I)ntuição: Entender a utilidade desta ferramenta na relação com a nossa natureza

• (T)este: Conhecer formas de medir, como o biofeedback, de forma a confirmar as boas escolhas, recuperando a confiança nas competências naturais, de uma forma saudável

• (O)rientação: Procurar as dicas especializadas, tanto para a utilização das plantas como para a reprodução destas, é fundamental para encontrar os produtos e utilizações personalizados


Para uma experiência personalizada, fica o convite para agendar um momento clínico, onde pode descobrir quais as suas plantas “melhores amigas”, assim como adotá-las de forma a cuidarem-se mutuamente.

Naturalmente que existem muitas exceções e mais variantes possíveis. Contudo, esta será uma forma muito segura, prática e simples para se obterem resultados, no mínimo, que orientem para outras experiências mais interessantes para uma mudança de hábitos bem empoderadores.

Antecipadamente gratos pelo apoio e atenção, deixamos os votos dos mais saudáveis cumprimentos!