Respiração Prática e Simples
Exercícios saudáveis e fáceis de implementar nas rotinas diárias
Síntese dos métodos de Respiração Prática e Simples
As dicas KiPuncture têm o objetivo da autonomia para a implementação de hábitos saudáveis. Por isso se partilha desta e de outras formas (treino personalizado, palestras, workshops, blog, site, etc.) para que se tornem “Práticas e Simples” de se introduzir nas rotinas diárias.
Quanto às dicas de “respiração” personalizadas, mais especificamente, é fundamental perceber como o treino da respiração, influencia a qualidade da respiração inconsciente, com impacto imediato a nível fisiológico, emocional, mental, espiritual e da conexão.
Exemplos práticos
As técnicas de “Respiração Prática e Simples” (RPS), foram concebidas com base em diversos estudos milenares e mais modernos, ocidentais e orientais, convencionais e menos convencionais, assim como na experiência clínica e desportiva, na seleção e adaptação dos métodos com os melhores resultados.
Método EXPAND em 6 passos
1 - Espontâneo inspirar fundo
Inspirar fundo, espontaneamente, conforme apetecer e seja mais confortável, é o ponto de partida para um treino muito simples mas muito impactante. É importante nem pensar como fazer, pois cada pessoa, em cada momento, tem necessidades diferentes.
2 - Xurdir na primeira expiração
Conforme na primeira inspiração, também na primeira expiração devemos procurar ser espontâneos. Porém, é importante termos consciência se sentimos mais vontade de simplesmente deixar o ar sair sem esforço ou expulsá-lo mais rapidamente.
3 - Progressivamente um pouco +lenta e +profunda inspiração
Na segunda e seguintes inspirações, até ao máximo de 5 (conforme o nível de intensidade que se pretende trabalhar*), deve-se fazê-la(s) pelo menos um pouco mais lenta e profundamente que na inspiração imediatamente anterior.
4 - Aliviar a pressão torácica
Assim que se sentir uma expansão superior à inspiração anterior, deve-se procurar aliviar a pressão torácica, libertando o ar sem qualquer esforço, com um simples relaxamento geral, procurando melhorar a postura, com foco na ereção da coluna e no alinhamento dos ombros com esta, de forma a permitir o espaço necessário no tórax, para o bom funcionamento de tudo o que ali está alojado.
5 - Normalizar a respiração autónoma
Observamos como passamos a respirar normalmente, a fim de perceber o impacto gerado pelo exercício, sem influenciar o processo. Visite o blog ou o seu terapeuta para ajudar a normalizar a respiração autónoma.
6 - Descontrair para avaliar
Diminuir o tempo e a amplitude do 1º ciclo respiratório, se repetir a sequência indicada, pode facilitar o processo. Contudo, convém esperar no mínimo 2 minutos para repetir a sequência.
Veja mais pormenores no blog dedicado a este e outros temas.
Entretanto, ficam aqui alguns dos exemplos mais comuns dos benefícios dos métodos RPS, como este acima sintetizado e resumidamente descrito mais à frente (Método EXPAND):
• Manutenção e recuperação do Sistema nervoso autónomo (especial estímulo do sistema nervoso parassimpático: entre outras funções, é o sistema responsável pela imunidade, relaxamento, digestão e homeostasia de todos os sistemas)
• Manutenção e recuperação do Sistema respiratório (melhora todas as funções do sistema respiratório, ativando as principais estruturas e competências)
• Qualidade do sistema vascular (facilita a regulação do PH do sangue, aliviando o trabalho renal nessa função capacitando, por sua vez, a disponibilidade energética geral)
• Qualidade do sono (Excelentes resultados ao incorporar no ritual do sono, por contribuir para a redução dos níveis de cortisol)
• Outros (Pode descobrir por si, ou com o apoio do seu terapeuta, os vários benefícios que estes podem proporcionar)
Resumo simplificado
Se já conhece os benefícios de treinar a respiração, pode começar este método num nível mais avançado. Contudo, aqui fica uma dica em “passo-a-passo”, até para quem nunca experimentou, receia experimentar ou pretende testar com algum ceticismo. O método EXPAND pode ser experimentado com vários níveis de intensidade e evoluir para outros métodos*.
Método EXPAND:
1. (E)spontaneamente, inspirar fundo conforme apetecer e seja mais confortável
2. (X)urdir na primeira expiração: Libertar o ar ou expulsá-lo, conforme a vontade que se sentir
3. (P)rogressivamente, inspirar mais lenta e profundamente, pelo menos mais 1 vez e até 5 vezes
4. (A)liviar a pressão torácica, soltando o ar sem esforço e melhorando a postura
5. (N)ormalizar a respiração promovendo a respiração autónoma
6. (D)escontrair para avaliar o progresso. Diminuir o tempo e a profundidade da primeira inspiração (passo nº1), se necessário repetir o método EXPAND, para facilitar os passos seguintes
*A evolução do “método EXPAND” deve ser personalizado ou sujeita a aprendizagem qualificada. A correta execução destas dicas e respetivas reações, são da total responsabilidade do utilizador.